Bumblebee para NVIDIA Optimus

Bumblebee para NVIDIA Optimus

Introdução

Nvidia Optimus são provavelmente os melhores placas de vídeo atualmente suportados pelo Linux. Eles fornecem tanto uma excelente aceleração gráfica e uma economia de energia extrema, o que for necessário. Ambos os recursos são fornecidos por Bumblebee.

Alguns computador pode precisar de alguns ajustes antes da instalação Bumblebee. Ver Dois tipos de BIOS seção.

instalação Bumblebee é um processo simples e direto. Ver Instalação seção.

Though the guide speaks about an "installation", tem sido aplicada com êxito várias vezes para reparar configurações Bumblebee quebrados. Pode ser utilizado quer como uma instalação ou como uma reparação como fazer. Se Bumblebee já está instalado, mas você não tiver certeza sobre o seu estado, basta aplicar o guia. Não fere o sistema de qualquer maneira.

O recurso de economia de energia do Bumblebee pode estar faltando no atual lançamentos Arch / Antergos. Ver Faltando poder fora seção.

A guia pode ser utilizado para instalar Abelha em outras distribuições, que usam repositórios Arch Linux não modificados, gostar Apricity OS, Linux Architect (interrompido, mas ainda disponível), arco em qualquer lugar, Bluestar Linux, Ponte Linux, Feliz. E, obviamente, em nativa Arch Linux se.

Este é o segundo, edição atualizada do artigo. A 1ª edição, não está disponível no Wiki mais, foi visitada 12000+ vezes.

Eu tenho um cartão Optimus?

Primeiras coisas primeiro. Um trecho da Projeto Bumblebee Wiki Solução De Problemas seção:

"Somente laptops tem este tipo de placa nVidia Optimus, de modo que este projecto não se aplica a desktops (por enquanto). Cartões do 4xxM e mais recente série são todos Optimus habilitado. O M stands for "Mobile". Mas ter um cartão 4xxM não é suficiente para ter certeza de que você está tendo um laptop Optimus. Também deve haver um controlador de vídeo integrado no processador. Para verificar se, executar este comando em um terminal:

lspci -vnn | grep '\''[030[02]\]'

Se ele exibe duas linhas, então você provavelmente está tendo um laptop Optimus. Outro..."

...este artigo é de nenhuma ajuda para a sua placa.

Em NVIDIA Optimus duas linhas de saída parecido:

00: 02.0 VGA controlador compatível [0300]: controlador gráfico integrado Intel Corporation Haswell-ULT [8086: 0a16] (rev 09) (Prog-se 00 [Controlador VGA])

e

01: 00.0 controlador 3D [0302]: NVIDIA Corporation GK107M [GeForce GT 750M] [10DE: 0fe4] (rev ff) (prog-se ff)

A primeira linha começa com 00: 02.0. Corresponde a Intel GPU.

A segunda linha começa com 01: 00.0. Corresponde a Nvidia GPU.

Seu Intel e Nvidia marca e modelo irá, obviamente, ser diferente a partir deste exemplo.

Tome nota do seu modelo nVidia porque a versão do controlador de instalar vai depender dele (consulte a secção, Eu tenho Legado ou hardware atual?).

Dois tipos de BIOS

Para o propósito deste guia vamos distinguir dois tipos de BIOS:

  1. BIOS não controlar placa de vídeo e não menciona-lo
  2. BIOS tenta controlar placas de vídeo integradas e / ou discretos

 

1Tipo de st BIOS é o mais Bumblebee-friendly. Ele não requer para entrar utilitário de configuração do BIOS, para configurar ou alterar qualquer coisa na BIOS. Basta iniciar o computador normalmente e, se possível, certifique-se que é executado no controlador de vídeo xf86-video-intel. Deve ser assim, por padrão. Nada mais é necessário.

2nd tipo de BIOS é menos Bumblebee-friendly. Exige para entrar utilitário de configuração da BIOS e fazer alguns ajustes no seu interior. Antes e depois da instalação Bumblebee. Todas as mudanças de BIOS estão o guia referem-se apenas ao segundo tipo de BIOS. Verifique se o computador funciona em xf86-video-intel.

resumidamente. instalação Zangão em:

  1. 1st tipo de BIOS não requer qualquer alteração na configuração da BIOS
  2. 2nd digite BIOS pode exigir algumas mudanças na configuração da BIOS, antes e após a instalação Bmb

Eu tenho Legado ou hardware atual?

Se o seu hardware é mais 4 ou 5 anos, você precisa verificar se ele é suportado pela versão atual de drivers da nVidia.

No momento da escrita (26, Outubro, 2016), a versão atual driver da nVidia é 370.xx ea GPU mais antiga que cobre desce para a 400 série móvel e de desktop. este ligação fornece mais informações; clique na guia hardware suportado: http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/108586/en-us. Obviamente, isso é muito sensível ao tempo e como este artigo idades, esta versão do controlador e lista de hardware suportado vai mudar.

Os motoristas 340.xx fornecer suporte para o hardware legado até o Geforce 8800 série (que é 2 pessoas antes do GTX 100 série): http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/77525/en-us (novamente, selecione a lista de hardware suportado para verificar se o dispositivo está lá).

Os motoristas 304.xx suporta hardware ainda mais antiga.

Instalação

Desativar e remover Nouveau

driver de vídeo Nouveau causa muitos problemas em NVIDIA Optimus cartões. sistema que não arranca, travamentos durante a inicialização, um sistema que inicializa em tela preta que não responde com um cursor de texto branca piscando no canto superior esquerdo, Cnchi e congela LiveDE são apenas alguns dos efeitos Nouveau.

Se você não sentir qualquer um destes problemas, você pode seguramente pular esta seção. De outra forma, manter a leitura em.

A melhor aposta é para remover completamente Nouveau. Não é necessário se você pretende instalar Bumblebee com proprietária driver de vídeo NVIDIA.

Três passos são necessários para remover Nouveau.

1. Desativá-lo durante uma inicialização a partir LiveMedia, para ser capaz de começar LiveDE com Cnchi e concluir a instalação

2. Desativá-lo na primeira inicialização do sistema instalado, para ser capaz de atingir o DE gráfica

3. desinstalação física do pacote com o driver de vídeo Nuoveau na primeira inicialização; o sistema usará Intel GPU em carregadores subseqüentes até que a instalação Bumblebee

Passos em detalhes.

1. Use a opção de menu de inicialização padrão LiveMedia. Edite a linha de inicialização e adicionar-lhe o seguinte parâmetro:

modprobe.blacklist = nouveau

Continue com o boot normalmente.

Há outras maneiras de desativar Nouveau na inicialização. Este funciona na maioria dos casos.

2. Desativar Nouveau na primeira inicialização do sistema instalado, exactamente do mesmo modo como no passo anterior.

3. Uma vez que você tenha atingido o DE gráfica, abra o terminal e execute o seguinte comando, para remover completamente Nouveau:

sudo pacman Rc xf86-video-nouveau

Instalar antepassados ​​without Nvidia drivers

Doing a fresh antepassados ​​installation, tenha certeza de não instalar drivers proprietários nVidia. A opção instala drivers para single-GPU, placas de vídeo não-híbridos, com apenas GPU NVIDIA. Ele não instala drivers para double-GPU, placas de vídeo híbridos com a NVIDIA e Intel GPUs.

Deixar o instalador do drivers gráficos (Proprietary) alternar no padrão FORA posição. Simplesmente não tocá-lo. antepassados-dont-install-nvidia Não fazer isso irá resultar em que não arranca sistema NVIDIA Optimus.

desativar Optimus, 2nd digitar somente BIOS

Os proprietários do 1o tipo BIOS pode seguramente pular esta seção.

Depois de concluída a instalação reinicie o seu sistema, e entrar no utilitário de configuração da BIOS. A maioria das placas Nvidia Optimus correm ao lado Intel gráficos integrados. Localizar as configurações de exibição, and select "Intel Integrated", ou algo semelhante - apenas certifique-se que a Optimus ea Discrete não estão habilitados. Também, certifique-se de que a configuração abaixo dela, "Detection by OS" setting is disabled. Após este passo foi concluída, você pode reiniciar, e digite sua nova instalação do Antergos.

Habilitar [Multilib] repo

O repo já está ativado por padrão nas versões recentes do Antergos. Se você instalar no Arch Linux nativo, Arquiteto, Ponte, outros sistemas que utilizam repos Arch não modificados, em seguida, editar o /etc / pacman.conf arquivar e remover o comentário da repo.

Totalmente atualizar o sistema

yogurt -Syyua

Instale Bumblebee (drivers de hardware atuais)

sudo pacman -S zangão mesa xf86-video-intel nvidia lib32-nvidia-utils lib32-virtualgl nvidia-settings bbswitch

Instale Bumblebee (drivers legados 340.xx)

sudo pacman -S zangão mesa xf86-video-intel nvidia-340xx nvidia-340xx-utils lib32-nvidia-340xx-utils bbswitch lib32-virtualgl

Instale Bumblebee (drivers legados 304.xx)

sudo pacman -S zangão mesa xf86-video-intel nvidia-304xx nvidia-304xx-utils lib32-nvidia-304xx-utils bbswitch lib32-virtualgl

Adicione-se a grupo bumblebee

Qualquer usuário que é suposto para usar Bumblebee deve ser adicionada a esse grupo. O usuário também deve ser um membro da vídeo grupo - geralmente é assim, por padrão, Mas não sempre.

sudo gpasswd -a $ USUÁRIO zangão
sudo gpasswd -a $ vídeo USUÁRIO

Ativar serviço bumblebeed

Observe a final d (Do daemon) carta em nome do serviço. O passo pode ser ignorado se o próximo passo será executado.

sudo systemctl permitir bumblebeed.service
 

Instale poder remendo poupança

Apenas se necessário. O patch é descrito em detalhes abaixo.

O pacote é encontrada em:

zangão-3.2.1-11-x86_64.pkg.tar.xz

sudo pacman -U /path/to/package/bumblebee-3.2.1-11-x86_64.pkg.tar.xz

Com o pacote instalado, pacman irá emitir o aviso sobre atualizações subsequentes. Pode ser ignorado:

aviso: zangão: local (3.2.1-11) é mais recente que comunidade (3.2.1-10)

Reiniciar o sistema

sudo shutdown -r now

Activar Optimus, 2nd digitar somente BIOS

Os proprietários do 1o tipo BIOS pode seguramente pular esta seção.

Inicie o computador, e mais uma vez, digite sua configuração utilitário BIOS. Find the Display configuration and change it from "integrated graphics" to "Optimus". Leave the "Detected by OS" in the "Disabled" position.

Faltando poder fora

Editar 2016.07: Somewhere in 2016.06 o problema foi resolvido a montante. Se você instalar após esta data, mais provavelmente o problema não estará presente. Verificá-lo com o teste descrito aqui. Não há necessidade de instalar o patch.

Mais tempo NVIDIA Optimus cartões rodar em Intel GPU. Ele é feito para economizar energia. Nvidia GPU é usado somente quando explicitamente instruído a fazê-lo - colocando o optirun comando na frente do nome do programa. Quando optirun Sai deve mudar imediatamente Nvidia GPU desligar e voltar a Intel GPU. Isso não acontece recentemente. Nvidia não está desligado. O sistema continua a funcionar em Nvidia.

Não há economia de energia, computador torna-se superaquecido, ventiladores estão constantemente girando em velocidade máxima. tecnicamente falando, o problema é provocado pelo facto nvidia_drm, nvidia_modeset e nvidia módulos não são descarregados em cima optirun terminação.

Quando o sistema funciona em Intel GPU, três módulos não são usados ​​e não são carregados. Tudo apenas quando são carregados optirun começa a funcionar. E deverá ser retirado em optirun terminação. O que não acontece.

Verifique se o seu sistema é afetado pelo problema. Após o arranque abrir um terminal e executar três comandos, um após o outro:

optirun --status
  Bumblebee status: Ready (3.2.1). X inativo. placa de vídeo discreta é off.
optirun pwd
  /home/just
optirun --status
  Bumblebee status: Ready (3.2.1). X inativo. placa de vídeo discreta é off.

Se após a última (a terceira) comandar o placa de vídeo discreta é off, como no exemplo acima, em seguida, o sistema não é afectado pelo problema. Você pode pular esta seção.

Se após a última (a terceira) comandar o placa de vídeo discreta está em, em seguida, o sistema é afectado pelo problema. Você pode querer resolvê-lo, quer manualmente ou automaticamente. Abaixo é descrito como fazê-lo.

Desligar Nvidia manualmente

Primeiro, vamos tentar o desligamento Nvidia à mão. Para ter certeza de que estamos enfrentando com o problema descrito aqui; três módulos devem ser listados exatamente na mesma ordem, como neste exemplo:

sudo rmmod nvidia_drm nvidia_modeset nvidia
sudo tee <<<OFF / proc / acpi / bbswitch

As primeiras forças de comando de três módulos a serem descarregadas. O segundo muda Nvidia GPU off. Verifique o status da Nvidia novamente:

optirun --status
  Bumblebee status: Ready (3.2.1). X inativo. placa de vídeo discreta é off.

Vamos correr um pouco teste mais complicado. Ele vai mudar Nvidia sobre e em seguida, recuar, em um comando:

optirun pwd && sono 1 && sudo rmmod nvidia_drm nvidia_modeset nvidia && sudo tee <<<OFF / proc / acpi / bbswitch

Este método pode ser utilizado para comutar Nvidia fora pelo lado.

Desligar Nvidia automaticamente

O método para resolver o problema automaticamente foi discutido no Arch Linux bugtracker aqui. Aplica-se os mesmos dois comandos vistos na seção anterior.

A vantagem do método é que não há necessidade de entrar em qualquer comando à mão em terminais, com privilégios elevados. Optirun transforma a funcionar normalmente, como sempre, alternando automaticamente Nvidia ON e OFF quando ele inicia e saídas.

The disadvantage is that you'll need to install a "homemade" package, desconhecido para repos regulares Arch.

O patch para corrigir falta de economia de energia podem ser encontradas em:

zangão-3.2.1-11-x86_64.pkg.tar.xz

Baixe o arquivo e instalá-lo normalmente com o pacman, como qualquer outro pacote:

sudo pacman -U /path/to/package/bumblebee-3.2.1-11-x86_64.pkg.tar.xz

O pacote não tem dependências. Durante a instalação que vai emitir três mensagens informativas. Eles podem ser ignorados com segurança.

Com o pacote instalado, pacman e PAMAC dará o aviso sobre atualizações do sistema subsequente. Ela pode ser ignorada com segurança, bem como:

aviso: zangão: local (3.2.1-11) é mais recente que comunidade (3.2.1-10)

Importante. Uma vez que o pacote é instalado, Deve-se reiniciar. A logout-login simples não é suficiente.

Configurações de ajuste fino Optimus da NVIDIA

É possível afinar-configurações NVIDIA, executando o nvidia-settings utilidade em GPU NVIDIA

optirun nenhum -b nvidia-settings -c: 8

O comando é a única maneira correta de executar nvidia-settings em computadores Optimus. nvidia-X-Server-configurações Qualquer tentativa de executar nvidia-settings utilitário com uma sintaxe diferente irá falhar.

menu para executar configurações NVIDIA Ajuste

Uma vez Bumblebee e drivers NVIDIA proprietários estão instalados, a entrada de menu para lançamento nvidia-settings utilitário é criado automaticamente. É chamada Configurações NVIDIA X Server no menu.

Este item de menu é errado para NVIDIA Optimus.

O menu não está configurado corretamente logo após a instalação. Ele executa o simples nvidia-settings comando.

Se você selecionar Configurações NVIDIA X Server entrada de menu com o conteúdo padrão (comando), você vai ser aconselhados a executar nvidia-xconfig utilidade, para corrigir o problema. Nunca faça isso. O problema não existe. veja a Aviso seção abaixo para mais informações.

Se você deseja executar Configurações NVIDIA X Server a partir do menu, você terá que editar a entrada de menu à mão, e substituir o comando padrão errado com a correta.

A partir de:

/usr / bin / nvidia-settings

Para:

optirun nenhum -b nvidia-settings -c: 8

Aviso

nvidia-xconfig utilidade, instalado com Bumblebee entre as ferramentas da NVIDIA. Nunca executá-lo em computadores Optimus. Ele foi projetado para e funciona corretamente em single-GPU NVIDIA apenas cartões. Ele não detecta híbridos NVIDIA Optimus cartões. É um assassino perfeito Bumblebee. Se executado, -lo imediatamente quebra configuração Bumblebee.

Problemas conhecidos

Geforce GTX960m

Quando reiniciar o computador pode não começar de novo. Para resolver esse problema add acpi_osi="!Windows 2015" como parâmetro de kernel. veja problema #764(comente) no github.

Para fazer essa mudança permanente no grub adicionar em / etc / default / grub

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="acpi_osi=\"!Windows 2015\""

e criar grub configuração depois com o comando

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

 

Os cartões utilizados

O artigo foi escrito e testado em três placas de vídeo Nvidia Optimus:

  • GeForce GT 555M
  • GeForce GT 650M
  • GeForce GT 750M

Não foi testado em mais recentes Optimus cartões, como a GeForce GTX 970m, por exemplo. Há relatos sobre a instalação Bumblebee sucesso no Optimus moderna, mas eles ainda podem apresentar alguns problemas que não são cobertos aqui.

Outros autores ajudam a tornar o artigo melhor e adicionar mais cartas para a lista. Aditivos, correções, know-how são muito bem-vindo e muito apreciada.

  • NVS 4200M
  • GeForce 820M
  • GeForce GTX 860m
  • GeForce 920m
  • GeForce 940MX
  • GeForce GTX 960m

Saudações

marcha 2016

(Visitado 36,268 vezes, 18 visitas hoje)

Pinar no Pinterest

Partilhar Isto